segunda-feira, 19 de abril de 2010

A origem da Comunicação oral e escrita

1.
Etimologia

A origem da palavra comunicação veio do latim
“communicatio” que o seu significa “está encarregado de” com o acréscimo do
prefixo “co” e seu significado é reunião. Temos a idéia de uma “atividade
realizada conjuntamente”, terminada e completada com tio, que reforça a idéia
de atividade.

Comunicação –comum +ação, onde significa “ação em comum”,
se tenha em conta que o “algo em comum” refere-se a um mesmo objetivo da
consciência e não as coisas que se diz materiais.

Existe também o fato de comunicar,
de estabelecer uma relação com alguém, uma transferência de informação para
outrem o que sentimos. Existe também, a
semiótica que diz que a comunicação é a transmissão de signos que se passa
através de códigos que vão transmitindo entre expressões híbridas. A
comunicação é uma atividade educativa que envolve troca de experiência entre
pessoas de gerações diferentes, evitando-se assim que os grupos sociais
retornem ao primitismo.

2.
Origem e estudo

A comunicação começa já da
pré-história com a comunicação de homens da mesma aldeia ou para transmitir a
cultura e tradições. a escrita foi estabelecida e criada na mesopotâmia, mas os
Sumérios que inventaram a linguagem cuneiforme. Usavam placas de barro e
registravam o cotidiano político, econômico e administrativo da época.

Já na Grécia se estudava a
matéria sobre aspectos da Retórica, a arte de discursar e persuadir, convencer
o povo. Os principais pensadores que sistematizaram esse estudo foram Platão e
Aristóteles, com os ensinamentos de Sócrates que remontam uma boa linguagem
para passar o conhecimento, informação e etc...Usam esse método para explicar
os erros cometidos pelos sofistas, que ao ver dos pensadores, não passavam de
impostores. A principal característica de uma boa retórica vem da lógica aristotélica
junto com a lingüística, que todo meio de comunicação tem que haver
lógica.

Isso deu ao longo da historia
ocidental, sustentação para um modo de passar a informação, numa maneira lógica
e precisa. Para se comunicar tem que
ter uma certa lógica e essa lógica consiste em ter palavras articuladas e ter
coerência com o que está sendo falado; ou seja, não se pode comunicar-se sem
ter uma certa coerência para mostrar suas idéias. Isso sendo oral ou escrito.

A comunicação teve papel
decisivo dentro da premissa historia humana seja para nomear imperadores ou
impérios, na Roma antiga, os senadores tinham que ter um discurso bem colocado
como vários imperadores que fizeram o império por causa da transmissão de suas
glorias. O senador e o mais conhecido orador foi o senador Cícero (106 A.C. 63
A.C.) que fez sua acusação contra Catilina e a favor da republica, que foi muito bem discursado que levou a
expulsão de Catilina. Cícero por sua vez, foi em Roma o maior orador e o seu
maior representante, sendo Roma a maior beneficiada pela cultura helênica.
Sendo, os estudos de Aristóteles e outros, sendo levados pela suas devidas
filosofias e os estudos sobre a comunicação oral que pelo menos
Aristóteles fez seu estudo dentro de
sua filosofia lógica.

3- conclusão

Vimos que ao longo da
historia, o ser humano teve necessidade de se comunicar, de obter regras para
aperfeiçoar a comunicação, dentro da escrita com o aparecimento na Suméria e o
aperfeiçoamento ao longo da historia.
Dentro de tudo existe a simbologia que permite essa comunicação e faz
dela um meio de perpetuar a cultura e trocar informação entre elas ou entre
pessoas numa mesma, sendo sempre ter lógica dentro do que se quer expressar,
senão contem incoerência. Assim sendo, hoje ou sempre, o homem buscou de forma
ética e coerente, mesmo hoje que não existe tanta ética, mas existe uma forma
de passar conforme o assunto.

Sendo assim, o século XX foi
marcado pelos acontecimentos que levaram esse fim de aperfeiçoamento, como a
invençãoe perpetuação do cinema, radio e TV. Pelas propagandas dentro das duas
guerras mundiais, sendo a segunda a maior em passar uma informação muito mais
direcionada para a propaganda do que informar, também dentro da guerra fria.
Enfim, dentro da historias de guerras e paz, o homem sempre quis ter e tem a
necessidade de se comunicar, seja oral ou escrita, e isso que fez ele ter uma
fala e ter uma escrita.

Bases da comunicação

  • Saber Ouvir - Demonstre estar apto a ouvir informações mesmo que desagradáveis e críticas, procurando vê-las de forma construtiva. Escute, ouça atentamente, demonstrando interesse pelo que está sendo apresentado, não interrompa desnecessariamente.
  • Examine o ponto criticado - Seja humilde e examine o ponto criticado para dar crédito as boas idéias e ao trabalho sincero. Ao receber criticas, procure extrair os aspectos positivos e construtivos. Posteriormente analise e estabeleça procedimentos de ajuste e/ou correções.
  • Evite termos técnicos - Não use gírias e evite termos técnicos que podem atrapalhar na comunicação, se for imprescindível o seu uso, explique qual o significado dos termos usados. Você pode estar falando com alguém que quer entender o que você está falando e não consegue, provavelmente na pr próxima vez ele não lhe procurará. Use uma linguagem que descreva a realidade.
  • Esclareça suas idéias - Esclareça suas idéias antes de transmiti-las, faça com que elas sejam precisas. Analise se as suas idéias estão coerentes com o que se deseja transmitir.
  • Expresse o seu interesse - Entre frequentemente em contato com os seus funcionários e escute. Expresse seu interesse pelos seus problemas e escute. Questione o interlocutor, peça detalhes.
  • Ações X Informações - Demonstre que ações são tomadas baseadas em informação, caso contrário o pessoal pensará que não valeu a pena o tempo e o esforço dispendidos para manter o fluxo de comunicação. Execute suas ações com base nas informações adquiridas e validadas.
  • Suas ações apoiam o que você diz? - Suas ações refletem o que você pensa e diz para os outros.
  • Procure ser objetivo- Seja objetivo, não faça rodeios, mesmo que a mensagem seja o que as pessoas não gostariam de ouvir.
  • Que mensagem quero transmitir? - Trace qual é o objetivo da mensagem, o que você deseja que os receptores da mensagem absorvam, qual é o verdadeiro propósito da comunicação.
  • A quem vou me dirigir? - Antes de transmitir alguma informação procure conhecer qual vai ser o público. A quem voce quer afetar e qual é o momento adequado. Se necessário, PREPARE-SE
  • Consulte outras pessoas- Consulte outras pessoas para planejar as comunicações, peça opiniões, lembre que aqueles que o ajudam a planejar, com certeza o apoiarão.
  • Como transmitir? - Como você deve transmitir a sua mensagem, esteja atento a sua tonalidade de voz, da receptividade de quem ouve, bem como da linguagem que você irá utilizar.
  • Verifique se foi entendido- Sempre verifique se você foi entendido, faça perguntas, pergunte o que foi entendido e não se a pessoa entendeu.Após transmitir a informação, faça perguntas como: O que você entendeu? Você poderia repetir o que eu transmiti ?
  • Suas ações - Esteja certo de suas ações apoiam aquilo que você diz, lembre que ações falam mais alto do que palavras
  • Entendimento - Procure não só ser compreendido como compreender, seja um bom ouvinte não só para os significados explicitos mas também para os implícitos.
  • Compartilhe - Compartilhe tanta informação quanto for possível, isto trará ganhos para todos os envolvidos
  • "FEEDBACK" - O retorno de informações é importante para manter seus parceiros atualizados nos processos e atividades de interesse comum, sempre retorne a informação, mostre os resultados e ações consequentes de informação recebida anteriormente.

A História da Comunicação

Desde o início dos tempos, o homem procura comunicar com os seus semelhantes. O primeiro passo foi criar a LINGUAGEM ESCRITA, mas demorou muito tempo até descobrir como deixar os seus registos.

Na pré-história, desenhava nas paredes das cavernas. Os egípcios criaram os hieróglifos

Os egípcios criaram os hieróglifos

Aos poucos foi desenvolvendo o ALFABETO, que variava de língua para língua. Ao juntar letras, o homem criava palavras, ao juntar as palavras, o homem criava frases transmitindo assim a sua história e as suas ideias para os seus semelhantes e descendentes.

Mesmo os povos mais primitivos, que não desenvolveram uma linguagem escrita, encontraram outros meios de comunicar entre si, e enviar as suas mensagens.

Em África a linguagem dos tambores era uma espécie de rádio da época.

Os índios americanos usavam sinais de fumo. Mas como e que eles faziam quando havia vento?

Os índios brasileiros imitavam o canto dos pássaros quando queriam enviar mensagens entre si.

Para enviar mensagens a lugares distantes, o homem usava vários meios

Na idade média os arautos do Rei liam as mensagens em praça pública.

Foi também criado o CORREIO, durante muito tempo a forma mais eficaz de vencer distancias.

No séc. XV Gutemberg inventou a IMPRENSA, multiplicando o poder da comunicação.

A partir do século XIX o homem descobriu que podia enviar mensagens instantâneas para o outro lado do mundo. Samuel Morse inventou o TELÉGRAFO! O telégrafo servia até para salvar vidas!

RÁDIO foi outra invenção muito importante, pois músicas e mensagens podem ser enviadas através de ondas invisíveis no ar.

A TELEVISÃO surgiu no século XX, transmitindo ao mesmo tempo som e imagem, e hoje faz parte do dia-a-dia de cada família.

O mais importante passo na História da Comunicação foi dado por Alexander Graham Bell, que em 1876 inventou o telefone.

Através do telefone podemos hoje não só falar, mas também enviar documentos pelo fax...

Hoje temos a ajuda dos SATÉLITES, que retransmitem mensagens e comunicações por todo o planeta.



Tipos de Comunicação

Os dois primeiros tipos de comunicação são a comunicação verbal e escrita. A comunicação verbal ou diálogo representa uma conversa recíproca entre duas partes. Formatos No entanto, tanto verbal e escrita de comunicação são dependentes da linguagem humana. As línguas humanas podem ser descritas como um sistema de símbolos e regras da gramática pelos parâmetros do que os símbolos são manipulados. A língua é aprendida na direita raça humana através da infância. A maioria das línguas humanas usam padrões de som para os símbolos, que permitem a comunicação com os outros. Existem milhares de línguas humanas que compartilham certas propriedades.

O terceiro tipo de comunicação é a comunicação não-verbal. Esta categoria de comunicação inclui a comunicação através do envio e recebimento de mensagens sem palavras, que são transmitidas através de expressões faciais, contato visual, gestos, postura e linguagem corporal. Na verdade, a comunicação verbal também pode conter elementos não-verbais designado paralanguage que compõem a qualidade de voz, entonação, estresse, emoções e estilo de falar. Da mesma forma, elementos não-verbais desempenham um papel fundamental em textos escritos, bem como sob a forma de escrita e estilo do arranjo espacial das palavras. Juntos, esses três grupos formam a base da comunicação. Segundo a pesquisa, 55 por cento de comunicação é determinado pela linguagem corporal, 38 por cento com o tom da voz e 7 por cento do conteúdo ou a expressão utilizada no processo de comunicação

O quarto tipo de comunicação é a comunicação visual. Como o nome sugere, este tipo de comunicação é através de auxílios visuais. Este método de transmissão de idéias e informações está principalmente associada com duas imagens tridimensionais que incluem sinais, tipografia, desenho, design gráfico, ilustração, cores e recursos eletrônicos. Esta forma de comunicação com efeito visual enfatiza sobre o conceito de que uma mensagem visual com o texto tem um maior poder de informar, educar ou convencer uma pessoa. A forma mais comum de apresentar informações visualmente são de vídeo e televisão. Aqui, o foco está na apresentação de texto, imagens, diagramas e fotografias integrados em um monitor de computador. Esta categoria de comunicação é amplamente utilizado por designers gráficos.

O Boato



Alguns meios de comunicação



Comunicação Eficaz


Comunicação Eficaz

A arte da comunicação está em ser pró-ativo, de dizer o que deve ser dito na hora que deve ser dita e com as palavras e gestos adequados à compreensão do interlocutor.

A linguagem há que ser clara e as palavras utilizadas estarem a nível de compreensão daquele a quem nos dirigimos.

Agir assim significa que a priori compreendemos, estamos atentos e ouvimos e observamos às expectativas do receptor, a quem estamos enviando a mensagem.

A forma de falar, o tom e a modulação de voz, os movimentos do corpo são componentes importantes a serem trabalhados.

Conhecer os obstáculos, as resistências e objeções naturais das pessoas a qualquer tipo de informação são fundamentais, para que se possa ao entendê-las e compreendê-las, conseguir contorná-las e criar argumentos positivos e pró-ativos que concretizem a comunicação.

A eficácia da comunicação está em se o receptor captar a informação de forma distorcida, aceitá-la e interagir com este novo dado pró-ativamente.

A comunicação eficaz é o primeiro passo para o mais importante ato da natureza humana o diálogo.

Existem três grandes barreiras que distorcem a comunicação e que geram resistências, incompreensão e repulsa as novas informações:

  • Nível de percepção das pessoas
  • Expectativas momentâneas.
  • Grau de envolvimento ao assunto.
Surge aí, de forma clara, a necessidade de se saber comunicar para transmitir informações, conhecimento e conceitos, através do diálogo, ou seja, interação com o interlocutor.

COMUNICAÇÃO INTERNA -Entrevista c/ Mario Persona palestrante

Entrevista: Comunicacao - Mario Persona




sábado, 17 de abril de 2010

A evolução da comunicação,através da charge!

A comunicação vem se desenvolvendo ao longo da história, através dos meios de comunicação.
O homem precisa de se comunicar para viver em sociedade e ser aceito por todos.
Comunicar-se é viver!!!

O que é Comunicação?


A Comunicação empresarial é uma atividade estratégica para as diretorias e presidências das empresas.Ela engloba, nas empresas, a supervisão de assessoria de imprensa, o planejamento,implementação e condução das ações de comunicação interna.

Feedback o que é??

Feedback é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos.


Para que haja êxito na comunicação do feedback as barreiras devem ser rompidas e estabelecida uma relação de confiança e segurança.


O feedback pode ser de dois tipo:

Aberto - é óbivio e direto.

Velado - é obitido através da prática de observar a reação do ouvinte a estímulos externos.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Estilos de comunicação!!!

Em geral as pessoas usam um dos estilos na maior parte do tempo, chamado seu estilo primário.Cada pessoa também tem um estilo de suporte que pe seguido de uso mais frequente.
Os estilos de comunicação são manifestados no comportamento.Assim sendo, você pode observar como os outros se comportam para identificar os seus estilos primários ou de suporte.
Quando os estilos de comunicação são usados demais ou subutilizados , surgem problemas!!