segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comunicação Eficaz


Comunicação Eficaz

A arte da comunicação está em ser pró-ativo, de dizer o que deve ser dito na hora que deve ser dita e com as palavras e gestos adequados à compreensão do interlocutor.

A linguagem há que ser clara e as palavras utilizadas estarem a nível de compreensão daquele a quem nos dirigimos.

Agir assim significa que a priori compreendemos, estamos atentos e ouvimos e observamos às expectativas do receptor, a quem estamos enviando a mensagem.

A forma de falar, o tom e a modulação de voz, os movimentos do corpo são componentes importantes a serem trabalhados.

Conhecer os obstáculos, as resistências e objeções naturais das pessoas a qualquer tipo de informação são fundamentais, para que se possa ao entendê-las e compreendê-las, conseguir contorná-las e criar argumentos positivos e pró-ativos que concretizem a comunicação.

A eficácia da comunicação está em se o receptor captar a informação de forma distorcida, aceitá-la e interagir com este novo dado pró-ativamente.

A comunicação eficaz é o primeiro passo para o mais importante ato da natureza humana o diálogo.

Existem três grandes barreiras que distorcem a comunicação e que geram resistências, incompreensão e repulsa as novas informações:

  • Nível de percepção das pessoas
  • Expectativas momentâneas.
  • Grau de envolvimento ao assunto.
Surge aí, de forma clara, a necessidade de se saber comunicar para transmitir informações, conhecimento e conceitos, através do diálogo, ou seja, interação com o interlocutor.

Nenhum comentário: